terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Campanha Jacaré Recicla

A Campanha Jacaré Recicla é produto da parceria APAE/ONG Movimento Rio Vivo/Brasil Solutions. Ela consiste na revitalização da Coleta Seletiva, seja no porta a porta com a passagem do caminhão da APAE nos bairros, ou mesmo na doação dos materiais separados e entregues nos Ecopontos localizados em diferentes endereços da cidade de Brotas - SP. 

Imagem: imã de geladeira distribuído durante a primeira fase da campanha, informando quando o caminhão irá passar pelos bairros do município.

Contando com o habito da comunidade brotense em separar o lixo gerado nas residencias, a campanha também objetiva a adesão de estabelecimentos comerciais e empresas prestadoras de serviços turísticos, que serão identificados por "selos verdes" fixados na entrada para que a comunidade local e turística saiba quais são.
Na separação do material, a campanha orienta para separar nas categorias: "lixo seco" (reciclável) e "lixo orgânico/ não reciclável", facilitando a ação consciente de dar um destino adequado aos resíduos sólidos.
E o que se recicla? Eis algumas dicas da EBC:

- PAPEL
Reciclável: papeis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida.
Não Reciclável: papel carbono, celofane, papel vegetal termofax, papeis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

- PLÁSTICO:
Reciclável: sacos, CD's disquetes, embalagens de produtos, PET's, canos e tubos, plásticos em geral.
Não Reciclável: plásticos termofixos (em eletro-eletronicos, telefones, eletrodomésticos), embalagens metalizadas (por exemplo, de salgadinhos), isopor.

-VIDRO:
Reciclável: garrafas de bebidas, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos.
Não Reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lampadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

- METAL:
Reciclável: latas de aluminio, latas de produtos alimentícios, tampas de garrafa, embalagens metalicas de congelados, folhas de flandres.
Não Reciclável: clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.

Imagem: adesivo da campanha

O material coletado é destinado ao Barracão de Triagem da APAE, onde é separado e vendido à empresas de reciclagem, gerando verba complementar para a compra de alimentos e remédios para os alunos da Instituição. 
Importante lembrar que o dinheiro levantado pela venda do material reciclável também participou do financiamiento para a construção do barracão de triagem inaugurado em 2013, onde se encontram duas maquinas de prensar e uma esteira.
Alem de ser um Ecoponto, o Barracão de Triagem localiza-se na Alcindo Modulo, 201, no bairro: Campos Elísios.
Outros Ecopontos:
Rua Marechal Deodoro, bairro Santa Cruz
Avenida Ricardo Jordani, 180, bairro Centro (Sede APAE)




Nenhum comentário:

Postar um comentário